Um projeto de Link Building tem como objetivo conquistar backlinks para uma determinada página de um site, melhorando seu posicionamento como resultado das buscas realizadas na web, de acordo com sua área de atuação.

BackLinks

Os backlinks (direcionamento para o site do cliente, realizado através de links naturais publicados em diversos portais relevantes na web) são conquistados através da inserção de palavras-chave e/ou termos relevantes para a área do cliente em artigos e matérias inéditos, publicados em vários portais. Essas palavras-chave serão os links para a página do cliente e, os textos contendo esses links são publicados em portais e blogs nichados ou em editorias adequadas de jornais e demais portais que sejam bem classificados pelo Google.

O Google é o principal parâmetro de verificação da relevância de um portal na web, pois é o motor de busca mais utilizado na internet.

Page Rank

O Page Rank é o índice do Google para classificar a relevância dos portais, com notas que variam de 0 a 10, que podem ser verificadas através da instalação de um plugin no navegador.

É um dos critérios do Google para classificar a posição em que um portal surge como resposta de uma pesquisa orgânica (sem a necessidade de pagamento de anúncios):

Mais importante que a quantidade de backlinks que seu site recebe é a qualidade desses links. O Google pode aumentar ou diminuir a autoridade do seu portal para determinado assunto e/ou palavra-chave de acordo com os links que seu site recebe, por isso ter uma estratégia sólida para angariar links relevantes é um planejamento de SEO extremamente importante para que seu site se consolide como uma boa referência para seu público.

Porque é importante estar bem posicionado como resultado para as pesquisas do Google? O início da maioria das pesquisas sobre produtos e/ou serviços se inicia na internet, através de pesquisas realizadas em portais de buscas: alguém que precisa comprar um medicamento, por exemplo, pode começar a pesquisar os preços e fornecedores através do Google e, a partir dos resultados que encontrar primeiro, decide onde realizar sua compra. Estar na frente nos resultados das pesquisas realizadas nos portais de busca significa aumentar as chances de sua empresa ser escolhida como fornecedora de um produto ou serviço.


Um site bem posicionado como resultado de uma pesquisa orgânica, realizada em um motor de busca tão importante para a web como o Google, passa a sensação de confiança e seriedade, pois não está aparecendo nos resultados devido ao pagamento de anúncios, mas sim porque conquistou essa posição.

Ser uma fonte confiável de informações contribui muito para a fidelização de clientes, que podem indicar sua empresa para novas pessoas, aumentando gradativamente o poder de alcance de seu portal para seu público-alvo e potenciais clientes, tornando-se referência em seu negócio.

Todos os segmentos empresariais, que comercializem qualquer produto ou serviço podem realizar uma estratégia de SEO com o Link Building para alavancar seus negócios, sem restrições. A web é um universo extremamente amplo e os motores de busca funcionam como uma grande vitrine comandada pelo próprio cliente, que decide em que loja entrar com apenas um clique, depois de realizar uma pesquisa sobre o que procura.

Espero que tenham gostado do artigo e até o próximo! :)