Há muito muito tempo atrás, eu publiquei a primeira parte desse artigo (História da Escrita à Tipografia - parte 1), foi bem difícil trazer informações com qualidade já que na web existem um zilhão de informações divergentes sobre o mesmo assunto, enfim, sem mais delongas, vamos ao que interessa! :)

Os tipos móveis de Gutenberg.

Quando aprendemos sobre tipos móveis o primeiro nome que aparece é Johannes Gutenberg (1.398-1.468) como inventor dos tipos móveis, mas o que poucos sabem é que os tipos móveis surgiram muito antes de Gutenberg. Então podemos dizer que ele reinventou os tipos móveis e, consequentemente, revolucionou a indústria gráfica desde então.

Gutenberg contribuiu em vários sentidos para a impressão: processo de produção em massa com tipos móveis, o uso de tinta à base de óleo para impressão de livros, moldes ajustáveis, entre outros. O sistema criado por Gutenberg era economicamente viável tanto para os impressores quanto para os leitores, pois os tipos criados de uma liga de metal (mistura de chumbo, estanho e antimônio) eram extremamente duráveis.

A reinvenção de Gutenberg foi muito importante para o desenvolvimento do Renascentismo (séculos XIV a XVII), Iluminismo (século XVIII) e a Revolução Científica (séculos XVI a XVIII) e lançou os materiais que serviram de base para o conhecimento moderno econômico e a disseminação de conhecimento para as massas.

Os tipos antes de Gutenberg: Leste da Ásia.

Entre 1.041 e 1.048 o chinês Bi Sheng criou os tipos móveis, porém com tipos de argila. O problema foi que os tipos de argila eram muito frágeis e nada práticos para impressões em larga escala, tornando o custo para as impressões muito alto.

Motivado pela invenção de Bi Sheng, o chinês Wang Zhen (1.290-1.333) criou um sistema móvel de impressão com tipos de madeira. A reinvenção de Wang contribuiu para a aceleração do processo de composição com simples dispositivos junto do uso complexo de tipos móveis feitos de madeira. Além desse tipo de impressão utilizando tipos móveis, era também utilizada a técnica de blocos de impressão em madeira (xilografia).

Evidências históricas apontam que os tipos móveis de metal foram criados de forma independente na Coreia, por volta do século XIV. O monge budista Baegun (1.298-1.374) foi creditado pela impressão de um livro importante sobre budismo utilizando tipos móveis de metal.

Classificações das fontes

Ao longo da história foram criadas inúmeras fontes diferentes cada uma focando-se em temas, aplicações, estilos diferentes. Contar como cada estilo surgiu seria algo que levaria muito tempo e talvez não fosse tão interessante quanto contar como alguns profissionais e organizações se preocuparam em classificar cada fonte desenvolvida, então entre um e outro, acabei escolhendo tratar das classificações que surgiram ao longo dos anos.

Existem "n" classificações: de Theodore Low De Vinne, de Thibaudeau, de Daniel Berkeley Updike, Vox System, Vox-A TypI, Schrift Muss Passen, de Geoffrey Dowding, Din 16518N, British Standards System, de Rurari McLean, Lawson's System, entre muitos outros.

O PIIM (Parsons Institute for Information Mapping) organizou um mapa de informação chamado: 25 Systems for Classifying Typography: A Study in Naming Frequency (segue o link para o PDF): para aqueles que quiserem se aprofundar um pouco mais vale super a pena ler =D, eu achei bem interessante rs

- Classificação de Theodore Low De Vinne

Theodore Low De Vinne (1828-1914) fez muito pela melhora nos processos de impressão americanos e também criou um sistema de classificação de fontes, porém as fontes no seu sistema foram classificadas e nomeadas de forma insatisfatória. Ele classificou as fontes da seguinte forma: Display (divididas em Ornamentals, Fat Face, Antique/Clarendon, Blackletter e Script), Romans (divididas em Condensed, Italic, Italian, Moderne e Old Style) e Gothic.

- Classificação de Francis Thibaudeau

Francis Thibaudeau (1860-1925) foi um tipografo francês, pai do primeiro sistema de classificações dos tipos de letras que batizou de Classificação de Thibaudeau. Francis dividiu os diferentes tipos de letras em: Antique, Écritures (Script), Fantaisies (Display), Elzévirs, Didots e Égyptienne.

Sua classificação foi muito lógica e a mais simples, além de feita com uma excelente divisão de tipos e nomenclaturas.


- Classificação de Maximilien Vox / Classificação Vox-A TypI

Em 1954, Maximilien Vox (seu nome verdadeiro era Samuel William Théodore Monod e viveu entre 1894 e 1974) classificou as fontes em nove classes. Alguns anos mais tarde a Associação Tipográfica Internacional (ATypI) realizou uma adaptação da classificação de Vox e a complementou com mais duas classes de fontes. Essas classes de fontes foram distribuídas em fontes clássicas (humanist, geralde e transitional), modernas (didone, mechanistic, humanist e lineal, a última foi sub-categorizada com os tipos grostesque, neo-grotesque, geometric e humanist) e caligráficas (glyphic, script, graphic, blackletter e gaelic).


- Classificação de Robert Bringhurst

É possível encontrar várias informações sobre a classificação de Bringhurst, então achei por bem utilizar somente as descritas no livro dele (mais seguro e sem chances de escrever bobagem). O sistema de classificação de Bringhurst é baseado em ordem cronológica e caligrafia.


- Classificação Fontfont

A Fontfont FontShop tem um sistema que consegue classificar qualquer fonte em uma de suas sete categorias: Serif, Slab, Sans, Script, Blackletter, Pi & Symbols e Display. Esse sistema serve, no entanto, para a venda de fontes e, por ser muito simplificado, ele pode acabar ignorando vários designs e classificando de forma incorreta alguns casos.


- Classificação ParaType

Como o próprio site que trata sobre a classificação diz: "a classificação segue uma aproximação clássica que mistura classificações morfológicas, funcionais e históricas em uma escala". A classificação ParaType separa as fontes nas categorias: Sans Serif (sub-categorias: Glyphic, Humanist Sans, Geometric Sans, Neo-Grotesque, Grotesque e Outras), Serif (sub-categorias: Slab Serif, Latin Style, Modern, Transitional e Old Style), Decorative & Display (sub-categorias: Historical Styles, Decorative, Typewriter, Experimental, Techno e Outras), Script (sub-categorias: Formal Pen, Pointed Pen, Brush, Monoline, Hand e Outras), Blackletter (subcategorias: Textura, Rotunda, Schwabacher, Fraktur, Unical e Outras), Old Slavonic (Sub-categorias: Ustav, Half-Ustav, Scoropis', Vyas' e Outras) e Pictures (Sci & Technics, Work & Rest, Keyboard, Ornaments & Borders, Pictures e Outras).


Tratei sobre algumas das classificações (poucas, escolhidas a dedo) resumidamente, caso queiram, basta comentar e farei o possível para pesquisar e escrever sobre os assuntos que vocês sugerirem: sejam relacionados ou não ao tema desse artigo, ok?! Super obrigada pela paciência para ler mais esse artigo gigante e espero que tenham gostado! :)

Referências:
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/prensa-gutenberg-435887.shtml http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/gutenberg_nao_inventou_a_imprensa.html https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_printing_in_East_Asia https://en.wikipedia.org/wiki/Wang_Zhen_(official) https://en.wikipedia.org/wiki/Bi_Sheng http://www.livescience.com/43639-who-invented-the-printing-press.html https://en.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg https://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica https://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo https://en.wikipedia.org/wiki/Woodcut https://en.wikipedia.org/wiki/Maximilien_Vox http://www.fonts.com/content/learning/fontology/level-1/type-anatomy/type-classifications https://prezi.com/e2jwagvm8rn3/tipografia-humanistas-sem-serifa/ http://www.atypi.org/ http://www.as8.it/handouts/type-classification.pdf http://www.bergsland.org/2012/08/book-production/typography/a-practical-approach-to-classifying-fonts/ http://piim.newschool.edu/journal/issues/2013/01/pdfs/ParsonsJournalForInformationMapping_Childers_Griscti_Leben.pdf https://en.wikipedia.org/wiki/Theodore_Low_De_Vinne http://tipografos.net/historia/de-vinne.html http://www.infoplease.com/encyclopedia/people/de-vinne-theodore-low.html http://www.fontofyou.com/blog/2015/1/23/the-practice-of-typography https://es.wikipedia.org/wiki/Clasificaci%C3%B3n_de_Francis_Thibaudeau https://en.wikipedia.org/wiki/Thibaudeau_classification http://www.arcomodular.com.br/portugues/uploads/File/SILVA_FARIAS-PanoramaClassif.pdf http://caracteres.typographie.org/classification/thibaudeau.html http://luc.devroye.org/fonts-45501.html https://www.fontfont.com/ http://www.paratype.com/help/class/
Bringhurst, Robert. The Elements of Typographic Style.
Cullen, Kristin. Design Elements, Typography Fundamentals: A graphic style manual for undestanding how typography affects design.