Mesmo sem ser mais uma novidade para os profissionais de comunicação que se mantêm atualizados, o marketing de conteúdo é considerado uma proposta inovadora, crescendo cada vez mais dentro das agências e das próprias empresas. Seu conceito básico é o de educar o cliente e despertar o interesse em seu público-alvo através de materiais educativos que expliquem sobre a área de atuação de sua empresa.

Muito mais do que investir em estratégias hipodérmicas de divulgação, como propagandas de 30 segundos na televisão, outdoors, banners ou qualquer outra forma de comunicação em massa, o marketing de conteúdo visa a criação e disponibilização gratuita de materiais educativos que abordem temas relevantes sobre o seu negócio de forma didática e dinâmica.

Assim, você instrui o seu público, que passa a confiar em seu trabalho, pois percebe que você é um profissional que realmente possui conhecimentos específicos relevantes sobre o tipo de atividade que se propõe a realizar.

Essa estratégia pode ser desenvolvida para qualquer empresa para fidelizar clientes e despertar o interesse sobre o seu negócio em pessoas que podem ainda não saber que você existe!


Mas como isso é possível?

O principal meio de comunicação de sua empresa com seus clientes e/ou público-alvo para o marketing de conteúdo é a internet. Através da web você disponibilizará gratuitamente os materiais educativos que produzir, como e-books (com informações sobre o seu ramo de atuação, produtos, serviços, etc) e-mail marketing, newsletters, publicações em blogs (com postagens periódicas e constantes sobre temas relevantes), vídeos, webinar, dentre diversas outras alternativas, de acordo com o planejamento realizado para a sua empresa.

Um profissional de marketing poderá traçar sua estratégia de forma adequada, criando materiais de introdução sobre o seu trabalho e se aprofundar nos temas em publicações sequenciais.

A estratégia principal é trocar um material produzido sobre o seu negócio, como um e-book, por alguma informação de contato de quem gostaria de ler esse conteúdo. Para isso é criada uma Landing Page (vinculada ao seu website), em que o interessado poderá disponibilizar seus dados básicos, como o endereço de e-mail, para ter acesso ao conteúdo.

Com essa informação, é possível nutrir esse contato, encaminhando outros materiais para que ele aprenda ainda mais sobre o seu negócio, estreitando o relacionamento entre vocês, sem abordagens agressivas ou insistentes.

Além de atrair clientes, o marketing de conteúdo torna sua empresa uma referência em sua área de atuação, construindo uma imagem sólida no mercado, por transmitir confiança, transparência e profissionalismo ao público que está simplesmente buscando informações sobre o seu ramo.

Instruir e tirar dúvidas é a principal forma de demonstrar que sua empresa está preocupada, em primeiro lugar, com a satisfação de quem entrar em contato com ela, seja por qual motivo for!